Tatiana Paciello

Há 18 anos Tatiana vem se dedicando ao ensino do violino e da viola, contribuindo na formação e no desenvolvimento musical de crianças, jovens e adultos.

Sua iniciação musical se deu aos sete anos de idade com aulas de musicalização infantil com a professora Teca Alencar de Brito. Na adolescência iniciou seus estudos de violino e viola, tendo aulas com os professores Takeshi Nishi, Laércio Diniz, Adriana Schincariol Vercellino e Marco Antonio Lavigne.

Participou como bolsista de vários Festivais de Música, como o Festival de Inverno de Campos de Jordão (1995, 1996 e 2002), Oficina de Música de Curitiba, Festival Internacional de Verão de Brasília (1997) e  V Festival de Artes de Itu (1997) onde teve a oportunidade de ter aulas com os professores Horácio Schaefer, Peter Pas, Renato Bandel, Rafael Altino e Wilfried Strehle. Em 2002 se formou em Bacharelado em Viola pela Unesp, na classe do professor Emerson de Biaggi. Integrou a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de Santo André. É violista do Quarteto a La Carte.
Seu fascínio  pelo ensino fez se  aprofundar  no universo da Pedagogia Musical, onde buscou se aprimorar como professora e aprender diferentes metodologias nesta área. Capacita-se continuamente nas metodologias ativas em música, participando de várias oficinas sobre a Rítmica Dalcroze, abordagem Orff- Schulwerk e Musicalização de bebês.

É licenciada em Educação Musical. Em 2019 concluiu o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Musical na Faculdade Cantareira.

Na área de pedagogia de cordas fez diversos cursos de capacitação da Metodologia Suzuki no Brasil, Perú e no Chicago Suzuki Institute (EUA), tendo como orientadores os professores Caroline Fraser, Shinobu Saito, Nancy Lokken, Ann Montzka Smelser e Edward Kreitman. Participou por duas vezes do String Teacher Workshop na Universidade de Ohio (EUA), tendo aulas com o professor Robert Gillespie . Em 2018 participou do Paul Rolland String Pedagogy Workshop na  Universidade de Illinois  (EUA).

Trabalhou em diversas instituições como professora de violino e viola, são elas: Projeto Guri, Toca,  Zezinho, Projeto Passarim,

Espaço Eszterháza, Instituto Baccarelli e Sesc  Consolação.

Em agosto de 2021 inaugurou o Estúdio Musical Tati Paciello. É membro da SAA (Suzuki Association of the Americas).

editada p&b.jpg
IMG_2235.JPG
IMG_2208.JPG